28.5 C
Brasília
domingo, 31/08/2025

Rui Costa diz que Trump não deve comentar sobre o Judiciário brasileiro

Brasília
nuvens dispersas
28.5 ° C
29.8 °
28.5 °
29 %
4.1kmh
40 %
dom
29 °
seg
29 °
ter
28 °
qua
27 °
qui
28 °

Em Brasília

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, declarou em entrevista nesta segunda-feira (7/7) que não é papel do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentar sobre as ações do Judiciário do Brasil, tampouco ameaçar países com tarifas comerciais.

Essa declaração ocorreu após publicações recentes feitas por Trump em suas redes sociais. No domingo, o presidente norte-americano ameaçou aplicar uma tarifa adicional de 10% sobre países que apoiassem as políticas do BRICS. Na segunda-feira, ele publicou um texto defendendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e acusando o Judiciário brasileiro de perseguição e “caça às bruxas”.

Durante sua participação no programa Roda Viva, da TV Cultura, Rui Costa ressaltou que o Brasil tem suas próprias leis e uma Suprema Corte independente, além da liberdade para estabelecer relações comerciais com qualquer país.

“Aqui existem leis e uma Suprema Corte que toma decisões de forma independente sobre os processos judiciais. Não é função do presidente de outra nação interferir e comentar sobre as ações do Judiciário, muito menos ameaçar países com tarifas. O Brasil é livre para fazer acordos comerciais com outras nações”, afirmou o ministro.

Rui Costa também destacou que as ameaças feitas por Trump não surtiram efeito em outras nações e certamente não terão com o Brasil. “Essa postura do presidente dos Estados Unidos não funcionou com países como China, Canadá e na Europa, e dificilmente funcionará com o Brasil, pois aqui há um presidente que prioriza os interesses da população brasileira”, explicou.

Veja Também