O ministro da Casa Civil, Rui Costa, informou que o governo irá dedicar esta semana para criar um decreto que regula a reciprocidade econômica. Isso tem como objetivo preparar uma resposta às tarifas de 50% que os Estados Unidos, liderados por Donald Trump, impuseram aos produtos brasileiros.
Rui Costa explicou que haverá reuniões com o ministro e vice-presidente Geraldo Alckmin e que um grupo de trabalho será formado, envolvendo a Casa Civil, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a Secretaria de Relações Institucionais e a Fazenda, sob a coordenação de Alckmin. O grupo pretende finalizar o decreto e definir ações até o dia 1º de agosto.
Durante a entrega de 260 unidades do programa Minha Casa Minha Vida em Salvador, Rui Costa comentou que a tarifa pode até não ser aplicada em agosto, pois Trump já mudou de posição outras vezes.
O ministro afirmou que, caso a tarifa seja realmente aplicada, o Brasil adotará várias medidas para proteger a economia, preservar empregos e manter as atividades econômicas do país.
Rui Costa classificou o aumento da tarifa como um ato absurdo e quase inacreditável. Ele destacou que a notícia inicialmente causou descrença e que houve necessidade de confirmação através da embaixada. Segundo ele, nunca antes na diplomacia internacional houve uma comunicação por rede social e uma ameaça direta a um país dessa forma.
Conteúdo Estadão