O ministro da Casa Civil, Rui Costa, considera improvável que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dê o aval para a proposta que eleva o número de deputados federais de 513 para 531. O projeto já foi aprovado tanto na Câmara quanto no Senado e aguarda a decisão final de Lula.
Durante uma entrevista ao programa Roda Viva, exibido pela TV Cultura na última segunda-feira (7/7), Rui Costa declarou que o presidente tem até o dia 16 de julho para decidir, e, na visão dele, as probabilidades de aprovação são pequenas.
“Com certeza ele fará uma análise cuidadosa das consequências dessa decisão. Essa é uma escolha que só cabe a ele. Todos nós podemos expressar nossa opinião — eu, Haddad, Gleisi e muitos outros —, mas a decisão final caberá a ele, que tem toda a maturidade, experiência e responsabilidade necessárias para fazer a melhor escolha.”
O aumento do número de deputados foi aprovado nos dois órgãos legislativos em 25 de junho, data em que também foi rejeitado o decreto que aumentava as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).