O ministro Mauro Vieira teve uma conversa telefônica nesta quarta-feira (8/10) com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, durante as negociações sobre o aumento das tarifas comerciais. Ficou acordado que as equipes de ambos os países farão uma reunião presencial em Washington, em data ainda a ser definida, conforme informado pelo Ministério das Relações Exteriores.
“Durante a conversa positiva sobre a agenda bilateral, ficou decidido que as equipes dos dois governos se encontrarão em breve em Washington para dar continuidade às discussões das questões econômicas e comerciais entre os países, conforme acordado pelos presidentes”, afirmou o comunicado publicado nesta quinta-feira (9/10).
De acordo com o Itamaraty, Rubio convidou o ministro Mauro Vieira para participar desse encontro presencial.
“O secretário de Estado estendeu o convite ao ministro Mauro Vieira para integrar a delegação, permitindo que a reunião presencial possa tratar dos assuntos prioritários entre Brasil e Estados Unidos”, complementou o comunicado.
Essa conversa acontece logo após o contato telefônico entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump no início da semana, que indicaram Mauro Vieira e Rubio como mediadores nas negociações sobre as tarifas impostas aos produtos brasileiros.
Além disso, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também foram designados para a equipe brasileira. Este último deve se reunir com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent.