25.5 C
Brasília
quinta-feira, 09/10/2025

RS tem primeiro caso confirmado de intoxicação por metanol

Brasília
céu limpo
25.5 ° C
25.5 °
22.3 °
38 %
0kmh
0 %
qui
32 °
sex
32 °
sáb
32 °
dom
32 °
seg
24 °

Em Brasília

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou o primeiro caso de intoxicação por metanol no estado. O paciente é um homem de 42 anos, morador de Porto Alegre, que ingeriu bebida alcoólica em São Paulo no dia 26 de setembro. Após apresentar sintomas, ele recebeu atendimento médico e foi liberado.

O paciente apresentou febre, dor na barriga e dor de cabeça entre 12 a 24 horas após consumir caipirinhas feitas com vodca. Ele também relatou visão embaçada e alteração nas cores. Ao retornar ao Rio Grande do Sul, foi atendido na emergência do Hospital São Lucas da PUC-RS no dia 30 de setembro, recebeu tratamento e segue em acompanhamento pela equipe de saúde de Porto Alegre.

A intoxicação foi confirmada após exame de sangue feito por um laboratório parceiro do hospital, com resultado divulgado nesta quarta-feira.

O que caracteriza um caso suspeito

Considera-se suspeito quem ingeriu bebida alcoólica e, entre 6 e 72 horas depois, apresenta sintomas como embriaguez persistente ou piora de sintomas, dores no estômago ou gastrite, além de problemas visuais como visão turva, borrada, pontos cegos ou diminuição da visão.

Após a suspeita, o Centro de Informação Toxicológica deve ser acionado e o caso comunicado à vigilância municipal de saúde, que inicia investigação. A Brigada Militar também é acionada para ir ao local do atendimento.

As forças de segurança realizam a localização e apreensão da bebida suspeita, especialmente se houver estabelecimentos comerciais ou produção clandestina envolvidos. A investigação é feita em parceria com a vigilância sanitária e a secretaria da agricultura conforme as responsabilidades de cada órgão.

Estadão Conteúdo

Veja Também