A Romênia autorizou os Estados Unidos a utilizar suas bases militares localizadas no Mar Negro no contexto da guerra contra o Irã. Essa decisão foi confirmada após aprovação do Parlamento romeno e inclui o envio de tropas americanas à região dos Bálcãs.
Segundo o presidente da Romênia, Nicușor Dan, todo o apoio militar fornecido terá caráter estritamente defensivo.
Em comunicado divulgado na rede social X, o líder romeno especificou que os EUA planejam enviar para o país aviões de reabastecimento, além de equipamentos para monitoramento e comunicação por satélite.
Com essa medida, a Romênia torna-se um dos países europeus membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) envolvidos indiretamente no conflito no Oriente Médio.
Recentemente, outras nações como França, Reino Unido, Holanda e Itália deslocaram navios de guerra para o Mar Mediterrâneo para reforçar a defesa do Chipre, depois que a ilha foi palco do primeiro confronto entre forças europeias e a guerra envolvendo Estados Unidos, Israel e Irã.
Além disso, ocorreram ataques iranianos contra uma base militar britânica em Chipre, e relatos indicam bombardeios em territórios da Turquia e Azerbaijão.
O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou uma missão internacional com o objetivo de garantir a reabertura do Estreito de Ormuz, importante rota por onde passa cerca de 20% do petróleo produzido no mundo, atualmente afetada por bloqueios impostos pelo Irã desde o início do conflito.
