26.5 C
Brasília
segunda-feira, 22/12/2025

Romário evitou usar pé esquerdo das Havaianas e enviou para Maradona

Brasília
nuvens quebradas
26.5 ° C
27.8 °
26.5 °
55 %
5.1kmh
75 %
seg
29 °
ter
25 °
qua
26 °
qui
27 °
sex
29 °

Em Brasília

Nesse domingo (21/12), uma propaganda da marca Havaianas causou polêmica entre políticos de direita, especialmente bolsonaristas, que se sentiram provocados pelo anúncio da empresa. Isso resultou em uma campanha contra a marca nas redes sociais, incluindo um chamado para boicote.

Na peça publicitária, a atriz Fernanda Torres, protagonista do filme “Ainda Estou Aqui”, ganhador do Oscar, diz: “Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. Não, não é nada contra a sorte, mas vamos combinar: sorte não depende de você, depende de sorte. O que eu desejo é que você entre no Ano Novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser. Vá com tudo, de corpo e alma, da cabeça aos pés.”

Em 2014, o senador Romário Faria (PL-RJ), associado a diversas figuras de direita, incluindo bolsonaristas, também participou de uma propaganda da marca com mensagem semelhante. No comercial, ele aparece usando apenas o pé esquerdo do chinelo e afirma ter mandado o pé direito para o craque argentino Diego Maradona.

Diferentemente do anúncio protagonizado pelo jogador, a peça com Fernanda Torres foi interpretada como um desafio ao campo conservador. Nas redes sociais, parlamentares, seguidores e outros membros da direita se posicionaram a respeito do comercial.

O deputado de direita e vice-líder da Oposição na Câmara dos Deputados, Rodrigo Valadares (PL-SE), declarou através de sua conta no X: “Havaianas realiza campanha política explícita contra os valores da direita. Seguimos firmes na defesa de Deus, pátria, família e liberdade. Por aqui, optamos por Rider, Ipanema, Crocs e outras marcas”. Sua declaração foi apoiada por outros parlamentares.

O também bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG) usou um jogo de palavras com o lema da marca, dizendo: “Havaianas, agora nem todo mundo vai escolher usar.”

Veja Também