18.5 C
Brasília
quinta-feira, 29/01/2026

Rodrigo Paz ganha a eleição presidencial na Bolívia

Brasília
trovoada
18.5 ° C
18.5 °
18.4 °
94 %
3.6kmh
75 %
qui
29 °
sex
25 °
sáb
24 °
dom
22 °
seg
18 °

Em Brasília

Rodrigo Paz, do Partido Democrata Cristão, foi eleito presidente da Bolívia neste domingo (19/10) na primeira eleição de segundo turno realizada no país.

Em meio a uma crise econômica marcada pela falta de combustíveis e alta inflação, o senador Rodrigo Paz (centro-direita) e o ex-presidente Jorge Quiroga (direita) disputaram voto a voto, representando uma população ansiosa por mudança e estabilidade.

Paz conquistou 54,5% dos votos com 91,2% das urnas apuradas.

Embora ambos tenham sido os candidatos mais votados nas eleições gerais de agosto, nenhum alcançou a maioria necessária para vencer no primeiro turno.

Mesmo com um mandado de prisão, o ex-presidente Evo Morales compareceu para votar nulo, demonstrando insatisfação e distanciamento do atual processo eleitoral. Morales, que governou o país por três mandatos consecutivos, havia sido barrado judicialmente de concorrer nesta eleição.

O presidente atual, Luís Arce, optou por não disputar a reeleição diante da crise nacional.

Para esta eleição, foi usado o mesmo registro eleitoral da eleição anterior, incluindo 7,6 milhões de eleitores na Bolívia e 370 mil no exterior convocados novamente para votar.

Veja Também