25.5 C
Brasília
quarta-feira, 05/11/2025




Rodoviários decidem terminar paralisação, após acordo com empresas

Brasília
nuvens dispersas
25.5 ° C
25.5 °
22.8 °
63 %
1.5kmh
40 %
qui
32 °
sex
30 °
sáb
28 °
dom
23 °
seg
20 °

Em Brasília

Após negociações durante o fim de semana, os rodoviários da Viação Pioneira e da Auto Viação Marechal decidiram terminar a paralisação iniciada na sexta-feira (21/11). Segundo o sindicato que representa a categoria, as empresas se comprometeram em realizar os pagamentos dos adiantamentos dos salários e do vale-alimentação dos funcionários, já que receberam do governo o sinal de que receberão o repasse referente à operação branca do BRT, ao Passe Livre Estudantil e de Pessoas com Deficiência. Esta é a segunda vez que a categoria cruza os braços por falta de pagamento, deixando pelo menos 500 mil usuários, em 13 regiões administrativas, sem o transporte público.

O Sindicato dos Rodoviários afirma que as duas empresas asseguraram que vão abonar os dias parados. A Marechal confirmou ainda que todo o dinheiro depositado hoje nas catracas será depositado na conta dos trabalhadores, para que o pagamento seja normalizado o mais rápido possível. Os benefícios e a quantia referente a 40% do salário deveriam ter sido depositados na quinta-feira (20/11), mediante repasse do DFTrans às empresas. No entanto, por problemas no orçamento do DF, os R$ 14 milhões devidos à Pioneira e os R$ 5 milhões à Marechal não foram creditados.

O serviço deve ser normalizado aos poucos durante a manhã. Até por volta das 7h, muitos passageiros eram vistos em paradas de ônibus à espera de um ônibus. Muitas pessoas que não souberam do fim da greve, desde as 6h, preferiram ir de carro para o trabalho. O reflexo é trânsito ainda mais congestionado.

Fonte: Correio Web




Veja Também