21.5 C
Brasília
sábado, 31/01/2026

Risco de acidente grave na estrada triplica à noite, mostra estudo

Brasília
nuvens dispersas
21.5 ° C
24.5 °
21.5 °
88 %
0.5kmh
40 %
sáb
26 °
dom
25 °
seg
20 °
ter
24 °
qua
20 °

Em Brasília

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Dirigir nas estradas durante a madrugada, especialmente entre 2h e 4h, aumenta muito a chance de ter um acidente sério, segundo um estudo realizado pelo Instituto Mauá de Tecnologia junto com a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Swansea, no Reino Unido.

A pesquisa analisou os acidentes registrados pela Polícia Rodoviária Federal nas rodovias federais do Brasil entre 2015 e 2017, focando em casos de tombamento em linha reta, sem colisão com outros veículos. A maioria destes acidentes envolveu carretas e caminhões.

O estudo comparou esses acidentes noturnos com os registrados no final da tarde e início da noite, período em que os acidentes são mais comuns, porém menos graves.

De acordo com Claudia Moreno, professora da Faculdade de Saúde Pública da USP e participante da pesquisa, esses acidentes noturnos ocorrem principalmente por episódios de sono rápido ou micro sono. “Basta um momento de sono para que o acidente aconteça”, explica.

A explicação vem da cronobiologia, que é o estudo dos ritmos biológicos. Segundo Claudia, os seres humanos são ativos durante o dia e precisam dormir à noite, pois todas as funções do corpo funcionam melhor nesse ritmo.

Mesmo assim, muitos motoristas profissionais que trabalham com caminhões dirigem à noite, por causa do menor movimento nas estradas e da necessidade de entregar cargas mais rapidamente. Claudia alerta que é necessário mudar as políticas das empresas que contratam esses trabalhadores, já que a terceirização dessa categoria é comum.

Vanderlei Parro, professor do Instituto Mauá de Tecnologia e membro do estudo, destaca que essa pesquisa traz informações claras sobre os riscos de dirigir à noite e ajuda a avançar o debate sobre o tema. “Agora temos dados concretos sobre o perigo de pegar estrada durante a madrugada”, afirma.

Veja Também