O prefeito Eduardo Paes do Rio de Janeiro entregou, nesta segunda-feira (7), uma carta de intenção ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitando que a cidade seja a sede fixa do Brics. Criado em 2009, o bloco ainda não dispõe de um local oficial para suas operações.
A prefeitura propõe disponibilizar o edifício do Jockey Club Brasileiro, localizado no centro da cidade, para abrigar o bloco. O edifício, projetado pelo famoso arquiteto Lúcio Costa, possui uma área de 83,5 mil metros quadrados.
A iniciativa ressalta o papel diplomático do Rio e os benefícios diretos da sede fixa, como maior destaque internacional, fortalecimento da imagem global da cidade, geração de empregos, além de incentivar o turismo e investimentos estrangeiros. Eduardo Paes afirmou que o Rio está preparado para receber as delegações dos países membros e oferece infraestrutura adequada e um ambiente propício para o grupo continuar suas reuniões de forma contínua.
A prefeitura destacou que, ao apoiar a importância do Brics na reforma da governança global para um desenvolvimento mais justo, o Rio reafirma seu compromisso com o multilateralismo, facilitando o diálogo constante entre os países membros, promovendo cooperação e transformando conceitos em ações práticas.
A cúpula dos líderes reuniu autoridades de 36 nações e cerca de 4 mil participantes nos dias 6 e 7 de julho.
O Brics é um grupo de economias emergentes que representa 46% da população mundial e 37% do PIB global. Atualmente, inclui 11 países: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.
