26.5 C
Brasília
sábado, 14/02/2026

Rio mobiliza 26 mil policiais para Carnaval, jogos do Carioca e Rio Open

Brasília
nuvens quebradas
26.5 ° C
27.8 °
26.5 °
57 %
4.6kmh
75 %
sáb
27 °
dom
26 °
seg
27 °
ter
28 °
qua
26 °

Em Brasília

ALEXANDRE ARAÚJO E BRUNO BRAZ
UOL/FOLHAPRESS

O Rio de Janeiro está promovendo uma grande operação de segurança para cobrir três grandes eventos que acontecem ao mesmo tempo na cidade: o Carnaval, o Rio Open e os jogos do Campeonato Carioca. Ao todo, mais de 26 mil agentes das forças policiais e bombeiros estarão envolvidos.

JOGO ENTRE BOTAFOGO E FLAMENGO RECEBE ATENÇÃO ESPECIAL DA POLÍCIA

Dentre os jogos importantes do Rio, o mais destacado é o clássico entre Botafogo e Flamengo, marcado para este domingo (15), às 17h30, no estádio Nilton Santos. É a primeira vez em quatro anos que o estádio terá torcida dividida.

Este cenário exige maior cuidado, pois em 2017, após uma briga entre torcidas fora do estádio, o torcedor alvinegro Diego Silva dos Santos foi morto com golpes de espeto de churrasco.

Por isso, a Polícia Militar vai reforçar o efetivo para este jogo, com 500 policiais, quase o dobro do que será usado nos outros jogos do fim de semana, como Vasco e Volta Redonda, no sábado, e Fluminense e Bangu, na segunda-feira.

USO DE DRONES E CÂMERAS DE RECONHECIMENTO FACIAL

Durante o Carnaval, a segurança contará com drones e veículos equipados com câmeras que fazem reconhecimento facial para identificar pessoas suspeitas.

Além dos jogos e do Rio Open, a polícia vai atuar com patrulhamento especial na região da Marquês de Sapucaí, nos desfiles da Intendente Magalhães e nos grandes blocos nas zonas Sul e Norte.

Também haverá operações específicas, como para combater violência doméstica, fiscalização da Lei Seca, e atuação dos bombeiros com 10 mil militares.

RIO OPEN PRÓXIMO AOS BLOCOS NA ZONA SUL NÃO PREOCUPA ORGANIZAÇÃO

O Rio Open, principal torneio de tênis do Brasil, será realizado de 14 a 22 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro, na Gávea, perto de onde vários blocos de Carnaval vão acontecer na Zona Sul.

Apesar da proximidade, os organizadores não estão preocupados, pois existe uma coordenação com a Prefeitura para evitar conflitos de horários entre blocos e o evento de tênis.

“Eu adoro o clima do Carnaval. O Rio é vibrante nessa época, e essa energia positiva também contagia os atletas”, disse Marcia Casz, diretora geral do Rio Open.

ALTA TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA E MUITOS TURISTAS NOS JOGOS

O Governo espera que mais de 6 milhões de pessoas participem do Carnaval no estado. A ocupação dos hotéis está em 83,7%, principalmente na Zona Sul e no Centro.

O Aeroporto do Galeão deve receber mais de 500 mil passageiros entre 13 e 22 de fevereiro, um aumento de 23% em comparação com 2025. A rodoviária Novo Rio prevê quase 600 mil pessoas circulando.

Muitos turistas estrangeiros e brasileiros já começaram a chegar, como foi visto no jogo entre Fluminense e Botafogo no Maracanã, na última quinta-feira. A expectativa é que os jogos das quartas de final do Estadual também tenham grande público.

Veja Também