Na véspera e no dia de Natal, a maior parte do Brasil terá dias muito quentes. No Rio de Janeiro, a temperatura alcançou 39°C na quarta-feira, levando a cidade a ativar alerta de calor nível 3 às 15h50.
Todos os 92 municípios do estado estão sob aviso do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Estado (CIEVS/SES-RJ) devido ao período de calor intenso que começou na quarta-feira.
Vinte e dois municípios do Rio de Janeiro enfrentarão níveis variados de calor intenso, de leve a extremo, segundo dados da ferramenta Monitora RJ da SES-RJ. A capital deverá enfrentar calor severo, conforme previsão. Segundo o Climatempo, a previsão para a cidade permanece com dias ensolarados e temperaturas elevadas até domingo, 28.
Veja a previsão em algumas capitais:
São Paulo
Sol predominante com temperaturas elevadas. Há alerta do Inmet para onda de calor e possibilidade de recorde de máxima.
25 de dezembro: 24°C a 35°C
Rio de Janeiro
Sol com temperaturas elevadas, máxima próxima de 40°C.
25 de dezembro: 22°C a 39°C
Porto Alegre
Chance de chuva e temporais à tarde; temperaturas continuam altas.
25 de dezembro: 23°C a 28°C
Campo Grande
Predomínio de sol e temperaturas elevadas.
25 de dezembro: 24°C a 35°C
Salvador
Sol na maior parte do dia, com possibilidade de chuvas fracas isoladas à tarde e noite.
25 de dezembro: 24°C a 28°C
Onda de calor
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) decretou alerta amarelo para onda de calor nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e outras regiões do país, válido até o dia de Natal. O verão no Brasil começou no domingo, 21 de dezembro, e segue até 20 de março de 2026.
Recorde do ano em São Paulo
Temperaturas em São Paulo têm ficado acima de 30°C durante esta semana e devem continuar assim até segunda-feira, 29. A partir de terça-feira, 30, a temperatura começará a cair, chegando a 24°C em 5 de janeiro de 2026.
Estadão Conteúdo

