A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro recebeu alertas sobre mais três pessoas que podem estar intoxicadas por metanol, nas cidades de Cantagalo, Cabo Frio e Volta Redonda. Esses casos se juntam ao de São Pedro da Aldeia, que ainda está sendo analisado em laboratório. A equipe do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde está acompanhando os pacientes, e as autoridades responsáveis pela segurança pública já foram avisadas para investigarem os fatos.
O governo estadual já tem remédios prontos para tratar as intoxicações, caso seja confirmado o diagnóstico. Claudia Mello, secretária de Saúde, destacou que o atendimento está organizado e reforçou o cuidado com a saúde da população, recomendando evitar bebidas alcoólicas sem procedência conhecida.
Alerta sobre intoxicação por metanol
A intoxicação por metanol é uma situação muito grave. Quando consumida, essa substância se transforma no corpo em compostos tóxicos que podem causar danos sérios e até a morte.
Os sintomas principais são visão embaçada ou até perda total da visão, além de sintomas como náuseas, vômitos, dores no abdômen e suor excessivo.
Se alguém apresentar esses sinais, é fundamental buscar atendimento médico urgente e ligar para os serviços especializados de controle de intoxicações para obter orientação.
- Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001;
- CIATox da sua cidade para orientação especializada;
- Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo (CCI): (11) 5012-5311 ou 0800-771-3733 – atendimento nacional;
Também é muito importante identificar outras pessoas que podem ter consumido a mesma bebida e pedir que procurem atendimento médico o quanto antes. Quanto mais rápido for o tratamento, maior a chance de uma recuperação completa. O atraso pode levar a complicações graves, incluindo o óbito.