O Riacho Fundo está recebendo várias melhorias feitas pelo Governo do Distrito Federal para facilitar a vida dos moradores e tornar o lugar mais acessível. As equipes da administração local, junto com outros órgãos, trabalham para consertar calçadas, reformar parquinhos e cuidar de áreas de convivência, além de criar novos espaços de lazer.
Algumas das ações incluem reforma das calçadas nas quadras QS 02, AC 03 e QN 05, instalação de acessibilidade em partes da pista de cooper e na AC 03, com novos acessos para faixas de pedestres. Parquinhos infantis nas quadras QN 01, QN 05 e QS 06 foram revitalizados, com troca da areia e pintura dos brinquedos. Estão sendo construídos uma quadra de futevôlei na QOF 07, um parque próximo ao Fórum do Riacho Fundo e feita a manutenção completa da Praça do Coreto, um dos locais mais frequentados da cidade.
O administrador regional, Rogério Sales Silveira, destacou que essas melhorias são resultado de uma aproximação com a comunidade. “Nosso foco é escutar os moradores e atender às suas necessidades. As obras na Praça do Coreto, por exemplo, surgiram a partir dos pedidos feitos em reuniões aos sábados. Estamos renovando todo o espaço, ampliando o estacionamento, reformando o coreto e construindo uma nova quadra e um PEC”, afirmou.
Opinião da comunidade
Moradora da QN 01 há mais de 30 anos, a costureira Conceição Pereira, 70 anos, acompanhou o começo das obras. “Aqui era um lugar esquecido, mas agora estamos vendo tudo sendo arrumado. Eles estão consertando o parque, o coreto, as calçadas e até a rua onde moro, com asfalto novo e bueiros melhores”, elogiou.
Joelma Maria da Silva, 54 anos, falou dos benefícios para crianças e idosos. “As crianças precisam de espaço para brincar, e agora o parquinho vai ficar ótimo. É um lugar que serve tanto para as crianças quanto para idosos, que gostam de jogar dominó e conversar”, destacou.
A autônoma Ana Cristina Alves, 42 anos, comemorou as novas calçadas acessíveis. “Tenho um filho autista e essas calçadas novas fazem muita diferença. Antes era difícil passear com ele, mas agora está bem melhor. Além disso, o parquinho foi reformado, colocaram areia nova e o espaço ficou mais seguro. Até as ruas estão sendo reformadas e o problema dos alagamentos foi resolvido com a colocação de bueiros”, contou.
Trabalho em equipe e parcerias
As melhorias no Riacho Fundo contam com apoio de diversos órgãos do governo e da iniciativa privada. “Temos ajuda da Novacap, da Caesb e da Secretaria de Educação, além de empresários locais. Sem essa parceria, não seria possível realizar tantas obras”, explicou Rogério Sales Silveira.
Além disso, o Detran-DF está contribuindo com a pintura de faixas de pedestres na Avenida Sucupira e em frente ao Shopping Riacho Mall, além da instalação de novos quebra-molas em pontos importantes, como nas QS 16 e QN 01, para melhorar a segurança no trânsito da região.
Com essas ações, o Governo do Distrito Federal reforça seu compromisso de tornar o Riacho Fundo um lugar mais acessível, seguro e agradável para todos os seus moradores.