19.2 C
Brasília
sexta-feira, 26/12/2025

Réveillon no Rio terá 29 mil agentes de segurança e shows de Gil, Alcione, João Gomes e Iza

Brasília
céu limpo
19.2 ° C
20 °
19.2 °
82 %
1.1kmh
2 %
sáb
32 °
dom
31 °
seg
29 °
ter
30 °
qua
20 °

Em Brasília

A celebração da virada de ano em 2026 no Rio de Janeiro contará com um esquema especial para garantir a segurança. Aproximadamente 29 mil agentes das forças estaduais estarão trabalhando juntos, com monitoramento constante e uso de tecnologia para acompanhar o movimento dos moradores e turistas durante a festa.

O planejamento foi apresentado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e inclui ações preventivas, resposta rápida a emergências e controle de acesso nos locais com maior concentração de público, especialmente em Copacabana, que é o principal ponto do Réveillon na cidade.

A programação da festa traz shows de grandes artistas brasileiros, como Gilberto Gil com participação de Ney Matogrosso, Belo ao lado de Alcione, João Gomes com Iza, além de apresentações gospel e das escolas de samba. Em Copacabana, o espetáculo terá 12 minutos de queima de fogos e um show com 1.200 drones.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, destaca a expectativa de um evento ainda mais grandioso este ano, frisando que a população deve aproveitar a cidade respeitando regras básicas de convivência e segurança.

Reforço na segurança do Rio

A maior parte do efetivo será da Polícia Militar, com mais de 23 mil policiais e 3.224 viaturas em todo o estado. Cerca de 300 veículos estarão equipados com reconhecimento facial e leitura de placas. Em Copacabana, haverá 3.500 policiais, 182 viaturas e 17 pontos de revista. Torres de observação, drones com transmissão ao vivo, uma aeronave do Grupamento Aeromóvel e equipes para controlar multidões estarão presentes ao longo da orla.

A Polícia Civil terá 3.800 agentes, reforçando o atendimento em delegacias e nas centrais de flagrantes, com unidades especiais focadas no atendimento ao turista, no aeroporto e a adolescentes. O efetivo será ampliado também em outras regiões do estado que receberão grandes eventos.

O Corpo de Bombeiros contará com cerca de 1.500 militares, apoiados por 360 viaturas, 250 embarcações, três aeronaves e 13 drones. Em Copacabana, 170 bombeiros estarão distribuídos em postos no mar e equipes médicas com motos aquáticas.

O plano de segurança inclui ainda operações da Lei Seca, reforço do programa Segurança Presente em áreas movimentadas e ampliação da equipe da Secretaria de Administração Penitenciária. Cerca de 9.900 pessoas com tornozeleira eletrônica estarão sob monitoramento especial, focado na orla.

Como chegar a Copacabana

Para a festa de Réveillon, o MetrôRio fará uma operação especial das 19h do dia 31 até as 5h de 1º de janeiro. O uso do metrô será permitido apenas com o passaporte do Réveillon 2026, que custa R$ 15 e é vendido somente pelo site ou aplicativo da concessionária, garantindo ida e volta.

Na compra, o passageiro escolhe o horário de embarque (entre 19h e 23h) e recebe um QR Code. Na entrada, recebe uma pulseira para facilitar a saída no retorno. As vendas vão até as 18h do dia 31 ou até acabar o estoque, sem reembolso ou uso posterior.

Estadão Conteúdo

Veja Também