17.5 C
Brasília
terça-feira, 06/01/2026

Resultados do Enem e vestibulares esperados para janeiro

Brasília
nublado
17.5 ° C
18.4 °
17.5 °
95 %
2.1kmh
100 %
ter
20 °
qua
22 °
qui
25 °
sex
26 °
sáb
25 °

Em Brasília

LUCAS LEITE
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O início de 2026 será muito importante para os estudantes que prestam vestibulares. Neste mês, serão divulgadas as notas e as listas dos aprovados do Enem e dos principais vestibulares.

Para facilitar a compreensão dos estudantes, a Folha preparou um resumo com as datas de divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio e dos vestibulares das universidades USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Unesp (Universidade Estadual de São Paulo).

Enem

Os estudantes que fizeram o Enem 2025 poderão conferir suas notas a partir do dia 16 de janeiro, conforme o cronograma do Ministério da Educação.

O Enem é a principal forma de ingresso no ensino superior no Brasil. Com a nota obtida na prova, os participantes podem concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Além disso, o exame também oferece acesso a programas como o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que facilitam a entrada em instituições privadas.

A prova contém 180 perguntas de múltipla escolha, distribuídas em quatro áreas de conhecimento: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza, além da redação. O tema da redação deste ano foi “perspectivas sobre o envelhecimento na sociedade brasileira”.

Nesta edição, houve uma polêmica devido a um possível vazamento das questões. Edcley Teixeira, estudante de medicina, mostrou em uma transmissão no YouTube perguntas muito parecidas com as do Enem 2025.

Como consequência, o Inep, órgão do MEC responsável pelo exame, cancelou três questões e acionou a Polícia Federal para investigar o caso.

Fuvest

A USP publicará a lista dos aprovados da Fuvest no dia 23 de janeiro. As provas foram aplicadas em novembro e dezembro de 2025.

A primeira fase trouxe conteúdos mais ligados a filosofia, sociologia, artes e educação física, seguindo as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Especialistas notaram mudanças na estrutura e nos temas, que contemplaram debates atuais e diferentes áreas do conhecimento.

Destaques foram perguntas sobre Caetano Veloso, a “uberização” do trabalho e a recente visão negativa da CLT entre os jovens. Pela primeira vez, a lista de leitura exigida incluiu nove autoras mulheres, com livros de vários países de língua portuguesa como Brasil, Portugal, Angola e Moçambique.

Unicamp

O resultado da Unicamp será divulgado também em 23 de janeiro, mesmo dia da Fuvest.

Mais de 13 mil candidatos disputam as 2.530 vagas disponíveis em 69 cursos em Campinas.

A primeira fase abordou temas variados, misturando atualidades e referências históricas. O grau de dificuldade variou conforme a área de conhecimento.

Temas citados foram o filme “Ainda Estou Aqui”, com a atriz Fernanda Torres, e memes da personagem Nazaré Tedesco, da novela “Senhora do Destino”.

Em ciências humanas, houve questão sobre a estilista Zuzu Angel e sua resistência à ditadura militar, e a música “Alvorada” do compositor Cartola, constante na lista oficial de leitura.

Na segunda fase, que contou com questões discursivas, o número de perguntas foi reduzido de 20 para 18 para diminuir o cansaço dos alunos e permitir respostas melhores. O diretor da Comvest, José Alves, explicou que alguns alunos não conseguiam terminar a prova antes dessa mudança.

A redação do primeiro dia da segunda fase pediu aos candidatos um depoimento na visão de um jovem repórter infiltrado em um ambiente virtual marcado por discursos misóginos e violência contra mulheres, o chamado “machosfera”.

Essa proposta teve como base uma reportagem da Folha sobre radicalização de jovens no ambiente digital, assinada pela repórter Fernanda Mena.

Unesp

A Unesp divulgará sua lista de aprovados em 30 de janeiro. Cerca de 32,8 mil estudantes concorrem às 5.867 vagas da universidade paulista.

A segunda fase teve perfil tradicional, alinhado ao ensino médio, com prova equilibrada, mas que exigiu bom domínio dos temas.

Em história, foram cobrados assuntos como Revolução Industrial, América Latina, redemocratização e chegada da corte portuguesa. Em filosofia, foram cobrados conceitos tradicionais como moral kantiana e democracia em Platão, além de debates sobre o mundo digital.

Na geografia, temas recorrentes foram tratados, incluindo o conflito entre Índia e Paquistão, déficit habitacional, regularização fundiária e o legado do ambientalista Chico Mendes em reservas extrativistas.

Calendário dos vestibulares nas universidades de São Paulo para 2026

  • Unesp: divulgação dos aprovados em 30 de janeiro
  • Enem: divulgação dos resultados em 16 de janeiro
  • Fuvest: resultado em 23 de janeiro
  • Unicamp: resultado também em 23 de janeiro

Veja Também