26.5 C
Brasília
terça-feira, 23/12/2025

Restaurantes Comunitários do DF mostram modelo para outros estados

Brasília
nuvens quebradas
26.5 ° C
27.8 °
26.5 °
51 %
5.7kmh
75 %
ter
27 °
qua
26 °
qui
28 °
sex
29 °
sáb
31 °

Em Brasília

Os restaurantes comunitários do Distrito Federal estão servindo de exemplo para governantes de outros estados como uma política eficaz de segurança alimentar. No Restaurante Comunitário do Varjão, uma visita recente durante o evento Nosso Natal reuniu representantes de Pernambuco, Santa Catarina, Paraná e do Conselho Federal de Nutrição (CFN), para compartilhar experiências e práticas de combate à fome adotadas no Distrito Federal.

A comitiva conheceu as instalações e o funcionamento do restaurante, apresentando o modelo de segurança alimentar e nutricional que tem se tornado referência nacional para outras políticas públicas. A unidade é administrada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF).

Márcia Ribeiro, secretária-executiva de Segurança Alimentar da prefeitura de Recife, destacou sua experiência durante a visita: “Este restaurante tem uma estrutura excelente. Nós nos inspiramos muito nos restaurantes do Distrito Federal para implementar algo parecido em Recife. Foi emocionante ver famílias inteiras aproveitando uma refeição de Natal, algo realmente especial.”

A visita ocorreu durante a participação da comitiva no prêmio Brasil Sem Fome, organizado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O Governo do Distrito Federal foi destaque com duas ações importantes voltadas ao combate da fome e promoção da segurança alimentar.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, “isso confirma que o governador Ibaneis Rocha tem um papel de liderança nacional no combate à fome. É muito gratificante ver que nosso trabalho é reconhecido e serve de referência, mostrando que a população está bem amparada.”

Cartão Prato Cheio

A comitiva também visitou a sede da Secretaria para uma reunião na Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (Subsan), onde conheceram o programa Cartão Prato Cheio. Este benefício atende 130 mil famílias com 18 parcelas mensais de R$ 250 para a compra de alimentos, sendo referência nacional e contribuindo para que o DF conquistasse o primeiro lugar no Selo Betinho, que reconhece ações contra a fome.

*Informações da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF)

Veja Também