SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
Ao entrar no Piccoli Cucina, localizado em Pinheiros, é comum pensar que se está em um restaurante italiano tradicional, tanto pelo nome quanto pelos pratos oferecidos. O cardápio apresenta entradas como supli de ragu com linguiça e pratos principais como polpetta com fettucine. No entanto, trata-se de um restaurante totalmente vegano.
A jovem chef Kamili Piccoli aposta em pratos italianos clássicos adaptados para uma culinária vegana, mantendo o sabor e a consistência. Para isso, o restaurante produz artesanalmente quase todos os ingredientes, desde massas frescas e queijos de castanha até sorvetes.
Em um dia de semana, experimentamos o menu executivo que inclui entrada, prato principal e sobremesa por R$ 78. Como entrada, escolhi um mix de petiscos que trouxe três opções fritas: uma coxinha, um arancino e uma crochetta di mare. O arancino, um bolinho de risoto empanado, estava especialmente saboroso, com um toque de funghi que ressaltava o sabor umami e um recheio cremoso de queijo feito com castanha. A coxinha, feita com um mix de proteínas vegetais, imita bem a textura do frango e estava bem temperada. Já a crochetta di mare, que tenta simular sabor de peixe, destacou principalmente o gosto da alga nori.
Como prato principal, escolhi o rondelli de presunto e queijo vegetal para conhecer a adaptação da chef. A massa estava macia e veio coberta por um molho de tomate saboroso. No entanto, o prato é pesado e o sabor defumado intenso na tentativa de reproduzir o embutido pode ser cansativo.
Para a sobremesa, um sorvete de pistache com crumble, raspas de laranja e calda de framboesa. O sorvete é denso e pouco doce, provavelmente feito com base em castanha-de-caju, que substitui o leite. A calda ácida traz frescor ao doce.
Na lateral do restaurante, próxima à calçada, uma vitrine exibe doces veganos para consumo no local ou para levar. Experimentei um cheesecake coberto por uma calda de frutas vermelhas. O creme é suave e denso, porém a base do bolo poderia ser mais fina para um toque mais delicado.
A experiência foi um interessante passeio pela culinária italiana sob uma ótica vegana. No entanto, fica a impressão de que os pratos poderiam se beneficiar se se afastassem da tentativa de imitar ingredientes de origem animal, especialmente carnes, que não são consumidas no local.
Por exemplo, quando lemos “presunto” no cardápio, criamos a expectativa de sabor e textura similares, o que não acontece. Seria mais claro e fluido se os pratos fossem apresentados com nomes que representassem realmente seus ingredientes, sem comparações.
Informações do Piccoli Cucina
Avaliação: Boa
Endereço: Rua Francisco Leitão, 272, Pinheiros, São Paulo. @piccolicucina
