17.5 C
Brasília
segunda-feira, 25/08/2025

Reportagem sobre comunidade quilombola ganha prêmio no DF

Brasília
céu limpo
17.5 ° C
17.5 °
17.5 °
52 %
1kmh
0 %
seg
29 °
ter
30 °
qua
30 °
qui
30 °
sex
23 °

Em Brasília

A reportagem “Famílias de comunidade quilombola em GO unem geração de renda e proteção ao cerrado com produção de marmelada”, produzida pela Agência de Notícias Ceub e escrita pela estudante Milena Dias, do oitavo semestre de jornalismo, foi escolhida como a melhor do Distrito Federal no Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria universitária.

Confira a lista completa dos vencedores

O trabalho jornalístico, orientado pelo professor Luiz Claudio Ferreira, do Ceub, mostra como a marmelada artesanal tem um papel importante para a comunidade quilombola Mesquita, localizada em Cidade Ocidental, Goiás, a 50 km de Brasília.

A região rural abriga 785 famílias, cerca de três mil pessoas, que lutam pela sobrevivência e pela regularização da terra. Para essa comunidade, a marmelada virou símbolo da força e da resistência do povo local.

A repórter Milena Dias entrevistou várias pessoas da comunidade e apurou como os moradores, que também são empreendedores, trabalham para conservar a mata nativa da região.

Um dos desafios enfrentados por eles é a demarcação da terra, já que invasores de áreas próximas usam agrotóxicos, o que pode prejudicar a produção local.

Prêmio Sebrae

Agora, a reportagem passará por uma avaliação de um novo júri técnico para concorrer na etapa regional e, se selecionada, poderá receber um prêmio na etapa nacional.

No ano anterior, a mesma estudante, junto com a colega Nathália Maciel, foi premiada pelo Sebrae por uma matéria sobre a iniciativa de uma cooperativa formada por ex-detentos que trabalham com material reciclado.

Veja Também