Entre os dias 3 e 6 de outubro, uma das três faixas da Ponte Honestino Guimarães, no sentido Lago Sul–Plano Piloto, será fechada para conserto em uma das juntas de dilatação da estrutura. A obra, feita pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), faz parte da garantia dos reparos realizados no ano passado.
O serviço, inicialmente marcado para este final de semana, foi adiado por causa de eventos na região. Sob coordenação do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), apenas uma pista será bloqueada, o que deve evitar congestionamentos. Os trabalhos começam na sexta-feira (3), por volta das 22h, e seguem até as 5h da manhã de segunda (6). Esse horário foi escolhido por ter menos trânsito e permitir que o cimento usado tenha a resistência necessária.
As juntas de dilatação são espaços controlados entre partes da ponte que absorvem tensões causadas por variações de temperatura, movimento do solo e cargas estruturais. Elas permitem que a estrutura se expanda com o calor e se contraia com o frio, evitando rachaduras e danos maiores.
No caso da Ponte Honestino Guimarães, o reparo será feito em uma das seis juntas, que apresentou problemas após os consertos de 2024. Um especialista em recuperação estrutural irá verificar o motivo do dano e escolher o material adequado para o conserto final. No início, será aplicada uma mistura provisória de cimento com aditivos para minimizar os danos na via. Depois, essa mistura será substituída por um material mais resistente e duradouro.
A ponte passou por uma grande reforma em 2023, que incluiu a ampliação das passarelas para pedestres, modernização da iluminação pública com lâmpadas de LED, reparo de rachaduras e pontos de corrosão, hidrojateamento e nova pintura externa. Em 2024, foram feitos serviços preventivos, como injeção de fissuras, reforço com mantas de fibra de carbono, realcalinização e instalação de novos cabos de protensão.
Com informações da Novacap