20.5 C
Brasília
domingo, 25/01/2026

RenovaDF oferece qualificação para 2 mil pessoas em situação de rua desde 2022

Brasília
chuva fraca
20.5 ° C
20.5 °
20.5 °
88 %
3.1kmh
100 %
dom
22 °
seg
26 °
ter
26 °
qua
26 °
qui
26 °

Em Brasília

O programa RenovaDF, lançado pelo Governo do Distrito Federal em 2021, tem ajudado pessoas em situação de rua, reservando 10% das vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional desde abril de 2022. Até agora, cerca de 2 mil pessoas foram capacitadas e receberam apoio para voltar ao mercado de trabalho. Dessas, 240 conseguiram emprego no GDF, em áreas como obras, serviços gerais e administração.

A história de Rafaella Vieira, 23 anos, mostra o impacto positivo do programa. Antes vivendo na rua, com dependência de álcool e sem família, ela entrou no RenovaDF e, durante o curso, foi contratada como copeira no Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). Hoje, trabalha das 7h às 17h, voltou a estudar na Escola Meninos e Meninas do Parque (EMMP), e reconstruiu sua vida junto da mãe e da filha de 8 anos. “Minha vida mudou completamente, foi da água para o vinho”, conta Rafaella, que sonha em passar em um concurso público.

Gustavo Rocha, chefe da Casa Civil e coordenador do Plano para a População em Situação de Rua, destaca que o programa atende às necessidades de moradia, qualificação e educação para os filhos, quebrando o ciclo da vulnerabilidade. “Sem trabalho, ninguém sai da situação de rua”, afirma.

A seleção é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), por meio de centros de referência como Cras, Centros POP e Creas. Durante o curso de auxiliar de manutenção, os participantes recebem uma bolsa equivalente a um salário mínimo (com presença mínima de 80%), além de lanche, uniforme e equipamentos de proteção. Os 25% melhores têm a oportunidade de prática profissional em empresas parceiras com o Sinduscon-DF.

Em 2024, o GDF determinou que empresas contratadas reservem 2% das vagas para pessoas em situação de rua e criou 15 cargos comissionados exclusivos. Uma lei distrital publicada em fevereiro de 2025 reforça essa obrigatoriedade em contratos de obras e serviços. Segundo Ilton Teixeira, subsecretário da Subsecretaria de Atendimento ao Trabalhador e Empregador (Sate), as empresas privadas já estão mais sensibilizadas com o tema.

O conjunto de políticas também inclui acolhimento, alimentação em restaurantes comunitários, Hotel Social e passagens para reintegração familiar, aumentando o apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade.

Veja Também