27.5 C
Brasília
sexta-feira, 26/09/2025

Relator de caso contra Eduardo Bolsonaro no Conselho de Ética será imparcial

Brasília
nuvens dispersas
27.5 ° C
28.1 °
26.7 °
43 %
4.6kmh
40 %
sex
27 °
sáb
28 °
dom
31 °
seg
32 °
ter
33 °

Em Brasília

Brasília, 26 – O delegado Marcelo Freitas (União-MG), que é o relator do processo contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no Conselho de Ética, declarou que irá agir com imparcialidade, mesmo sendo apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ele afirmou que seu apoio ou não ao ex-presidente não afetará sua avaliação no processo, garantindo que isso não causará suspeição ou impedimento para o andamento do caso.

Freitas pretende acelerar o processo para que seja concluído rapidamente. Segundo ele, a finalização deve ocorrer até o começo de dezembro, conforme orientação do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

O relator foi indicado pelo presidente do Conselho de Ética, Fabio Schiochet (União-SC), em entrevista concedida à Rádio Eldorado nesta sexta-feira, 26.

Schiochet ressaltou que a votação sobre o caso deverá acontecer até o final deste ano.

Marcelo Freitas já foi vice-líder do governo de Bolsonaro e participou de votações importantes, como a favor da PEC da Blindagem, que prevê anistia para os envolvidos no episódio do 8 de Janeiro, além de outras votações relacionadas a colegas parlamentares acusados de envolvimento em atos contra o Estado.

Ele também declarou no plenário da Câmara que acredita haver perseguição do Supremo Tribunal Federal (STF) ao ex-presidente Bolsonaro e criticou o ministro Alexandre de Moraes, dizendo que ele desrespeita a Constituição frequentemente.

Estadão Conteúdo

Veja Também