27.5 C
Brasília
segunda-feira, 26/01/2026

Reino Unido vende material militar à Síria e ao Irã

Brasília
nuvens quebradas
27.5 ° C
27.5 °
27.5 °
57 %
5.1kmh
75 %
seg
26 °
ter
27 °
qua
28 °
qui
28 °
sex
26 °

Em Brasília

O Rieno Unido vende material militar a praticamente todos os países que figuram em sua própria lista de países sensíveis, entre eles Síria e Irã, afirmou uma comissão parlamentar em um relatório publicado nesta quarta-feira (17).

O governo britânico concedeu ou renovou três mil licenças de exportação de um montante total de 12,3 bilhões de libras (14,1 bilhões de euros), “uma soma gigantesca”, segundo o ex-ministro da Defesa e presidente da comissão parlamentar, John Stanley, que pensa que “alguém acrescentou alguns zeros”.

Sobre os 27 países apontados como sensíveis pelo governo britânico devido a violações dos direitos humanos, apenas dois – Coreia do Norte e Sudão do Sul – não têm contratos com o Rieno Unido.

O Irã assinou 62 contratos com o Reino Unido, principalmente sobre material criptográfico, e a Rússia contratou 27 licenças para equipamentos de biotecnologia, rifles de franco-atirador, armas laser e drones.

Estas duas nações fornecem armas ao regime do presidente sírio Bashar al-Assad.

Além disso, o próprio governo britânico segue concedendo três licenças à Síria de veículos utilitários e peças de sonar, embora na terça-feira tenha anunciado um novo fornecimento de material de proteção contra armas químicas à oposição síria.

Veja Também