20.5 C
Brasília
domingo, 28/12/2025

Regras novas do PAT podem baixar preços, diz Guilherme Mello

Brasília
nuvens dispersas
20.5 ° C
20.5 °
18.1 °
84 %
1.5kmh
40 %
dom
31 °
seg
32 °
ter
31 °
qua
28 °
qui
28 °

Em Brasília

Brasília, 14 – Guilherme Mello, secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, afirmou nesta sexta-feira, 14, que as novas regras do vale-alimentação e vale-refeição podem diminuir os preços de alguns produtos, mas não devem alterar a inflação geral.

Segundo Mello, as mudanças vão reduzir os custos das taxas cobradas de estabelecimentos comerciais, que antes repassavam esses custos aos preços finais. Dessa forma, a diminuição dessas despesas pode refletir em uma redução nos valores cobrados dos consumidores.

As novas diretrizes do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), assinadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, limitam a taxa cobrada dos estabelecimentos a 3,6% e a tarifa de intercâmbio a 2%.

Embora a mudança seja positiva para os consumidores, a queda de preços pode ser específica para determinados produtos, sem alterar os indicadores gerais da inflação, explicou Mello.

Estadão Conteúdo

Veja Também