Primeiros colocados ganharam tablets; iniciativa incentiva a prática da escrita e da criatividade
Valorizar as práticas de escrita desde as séries iniciais de ensino foi o objetivo da Coordenação Regional de Ensino de Taguatinga ao realizar o seu 2º Concurso de Redação. A cerimônia de premiação foi nesta quinta-feira, 25, no Centro Cultural do Taguaparque.
Os 37 estudantes de 15 escolas premiados soltaram a imaginação para produzir trabalhos nas categorias Desenho, Poema, Crônica, Carta, Contos e Memória Literária. A novidade dessa edição foi a participação dos professores na categoria Relatos de Prática, que corresponde à vivência em sala de aula no trabalho de escrita empreendido com os estudantes.
Os vencedores receberam tablets, livros, medalhas e materiais didáticos. A iniciativa faz parte do projeto Biblioteca Anfitriã, e o tema desta edição foi “Saúde mental em tempos de pandemia”. Os estudantes tiveram que desenvolver, dentro das sete categorias participantes, um material criativo sobre o assunto.
Na educação infantil, a modalidade foi desenho. No ensino fundamental do primeiro ao terceiro ano, o estudante deveria apresentar uma carta sobre o tema. Para o quarto e o quinto anos, a modalidade foi poema. Já alunos do sexto e do sétimo anos escreveram no estilo memória literária, que são textos por meio dos quais o autor fala de suas lembranças. Os do oitavo e do nono anos, por sua vez, redigiram crônicas, enquanto os do ensino médio produziu contos.
Valorização do professor
A professora Glaucia Duarte dos Santos, do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 12 de Taguatinga, foi a primeira colocada na categoria Relatos de Prática. “O trabalho do docente é coletivo, e eu me sinto honrada de ter sido presenteada em representar o CEF 12. Foi um mix de emoções durante o processo de escrita, mas eu me sinto orgulhosa e grata em ver meus alunos também sendo premiados”, disse.
Entrando no mundo da escrita
Kauãn Passoni é aluno da professora Gláucia, está no sétimo ano do ensino fundamental e contou que a escrita é algo que ele aprendeu a apreciar durante o isolamento social. “Quando veio a pandemia, eu comecei a escrever e gostei bastante. Agora pretendo continuar escrevendo”, adiantou o adolescente, que ganhou ao escrever sobre uma memória.
Emocionada, a mãe de Kauãn, Kelly Passioni, disse que o filho sempre foi bom aluno e gosta de ler mangás. “Estou muito orgulhosa, ele é muito interessado e sabemos da importância de incentivá-lo cada vez mais”, observou.
Participante da categoria Crônica, Arthur Oliveira, do nono ano, ficou muito feliz ao saber que foi o primeiro colocado. “Sou apaixonado pela língua portuguesa, e o hábito da leitura foi fundamental para o bom desenvolvimento na redação”, disse.
Já Pietra Pimenta, do ensino médio, foi a vencedora na categoria Conto. Assim como Arthur, ela relatou que é amante da leitura e consome livros clássicos: “Gosto de Machado de Assis e de Carlos Drummond de Andrade”.
Premiação
O primeiro colocado de cada uma das sete categorias recebeu um tablet como prêmio. O segundo e o terceiro lugares ganharam material escolar. Todos os participantes receberam certificado, medalhas e livros didáticos.
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