As Quadras 1 e 2 do Setor Comercial Sul (SCS) vão passar por uma revitalização após a aprovação do projeto de requalificação urbana pela Portaria nº 138, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal no dia 6. Essa aprovação marca o fim da fase de planejamento pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF) para melhorar a região, com foco em infraestrutura, acessibilidade e valorização do centro de Brasília.
O projeto prevê a criação de duas novas praças na Quadra 1, entre os edifícios dos blocos B, C e D. Nelas, serão instalados bancos, áreas sombreadas, jardins e iluminação pública, tornando o espaço mais agradável para os pedestres.
A calçada acessível que liga a Quadra 1 à Quadra 2 será reformada para garantir maior acessibilidade, com melhorias na pavimentação, rampas adaptadas e pisos táteis para pessoas com deficiência.
Também está prevista a construção de um passeio compartilhado que conectará ciclovias já existentes na região. As vagas de estacionamento serão reorganizadas, contemplando espaços para carros, motos, pessoas com deficiência, idosos, além da instalação de 64 paraciclos. As passarelas serão recuperadas em pontos que apresentarem necessidade.
Alguns quiosques serão removidos ou realocados, conforme o plano de ocupação do projeto, para melhorar a circulação dos pedestres e evitar ocupações irregulares.
Clécio Rezende, diretor de Espaços Públicos e Qualificação Urbana da Seduh, explicou que o projeto busca diminuir os impactos negativos causados por ocupações irregulares, principalmente de veículos e quiosques, para aumentar a acessibilidade dos frequentadores do Setor Comercial Sul.
Próximos passos
Agora, o projeto será encaminhado à Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal (SODF) para avaliação da necessidade de projetos complementares de engenharia, orçamento e processos licitatórios.
