23 C
Brasília
quarta-feira, 24/06/2026

Rede pública do DF impulsiona educação ambiental

Brasília
céu pouco nublado
23 ° C
23 °
23 °
47 %
1.2kmh
23 %
qua
28 °
qui
27 °
sex
25 °
sáb
26 °
dom
26 °

Em Brasília

A Secretaria de Educação (SEEDF) promoveu a 8ª edição do Fórum de Educação Ambiental, reunindo educadores, gestores, profissionais da área e representantes de instituições para trocar experiências e fortalecer práticas sustentáveis nas escolas da rede pública do Distrito Federal.

Com o tema “Desemparedamento na perspectiva da educação ambiental”, o evento destacou a importância de integrar a natureza e o território no cotidiano escolar, aproximando os estudantes da comunidade e do meio ambiente. Cibele Lima, chefe do Núcleo de Educação Ambiental, destacou que o fórum é um espaço importante para articulação e aprendizado conjunto entre educadores e parceiros.

A programação contou com apresentações de projetos diversos, incluindo oficinas, gincanas e ações práticas, incentivando o protagonismo estudantil e o trabalho em rede. Experiências compartilhadas pela Escola Classe Beija-Flor, por exemplo, mostram como atividades externas e de plantio de mudas promovem maior conexão dos alunos com o território onde vivem.

Além disso, uma mostra de cinema trouxe discussões sobre temas socioambientais para estudantes e professores, ampliando o debate sobre sustentabilidade. Palestras de especialistas, como Paula Mendonça, do Instituto Alana, reforçaram a relevância de explorar os espaços externos como ambientes pedagógicos valiosos, quebrando as barreiras físicas da sala de aula.

As ações desenvolvidas durante o fórum apontam para um reforço crescente da educação ambiental na rede pública do DF, promovendo uma formação cidadã e colaborativa que valoriza o contato direto com a natureza e o desenvolvimento de uma consciência sustentável entre os estudantes.

Veja Também