Uma grande rede de supermercados no Distrito Federal foi novamente flagrada por roubo de energia elétrica nesta quarta-feira (8/10). A Neoenergia identificou uma fraude no medidor da loja localizada na 506 Norte, recuperando 564.247 kWh, quantidade suficiente para abastecer mais de 4 mil casas por um mês.
Desde 2021, o grupo já recebeu 38 notificações por irregularidades parecidas. No total, 16 lojas da rede foram autuadas por problemas na medição ou fraudes confirmadas. A Neoenergia calcula que o total de energia recuperada alcance 1,88 milhão de kWh, o que equivale ao consumo mensal de 13.400 residências, gerando um prejuízo superior a R$ 1,7 milhão.
Esta não é a primeira vez que a unidade da Asa Norte passa por fiscalização. Em janeiro de 2024, técnicos da Neoenergia já tinham encontrado sinais de manipulação em um medidor com defeito na mesma loja.
A empresa destaca que o furto de energia, conhecido como “gato”, é crime, previsto no artigo 155 do Código Penal, e pode resultar em pena de até oito anos de prisão. Além disso, representa riscos de acidentes, incêndios e interrupções no fornecimento.