Cerca de 1,9 milhão de pessoas que enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025 no prazo vão receber o dinheiro de volta. Nesta sexta-feira (29), a Receita Federal vai liberar o pagamento do quarto de cinco lotes de restituição deste ano. Este lote também inclui valores de restituições pendentes de anos anteriores.
No total, 1.884.035 contribuintes vão receber R$ 2,92 bilhões. A maior parte do dinheiro será para aqueles que declararam perto do prazo final e não têm prioridade especial no recebimento.
As restituições são distribuídas assim:
- 1.454.509 contribuintes sem prioridade;
- 312.915 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou escolheram receber a restituição via Pix;
- 72.434 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 22.841 contribuintes cuja principal renda é o magistério;
- 13.515 contribuintes com mais de 80 anos;
- 7.821 contribuintes com deficiência física, mental ou doença grave.
Ainda que não tenham prioridade por lei, quem usou a declaração pré-preenchida e recebeu via Pix tem prioridade neste ano.
A consulta para saber sobre a restituição foi liberada em 22 de agosto e pode ser feita no site da Receita Federal ou pelo aplicativo da Receita Federal para celulares e tablets.
O pagamento será creditado na conta ou na chave Pix do CPF informado na declaração. Se o contribuinte não estiver na lista, deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar a situação. Caso haja algum problema, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.
Se o dinheiro não for depositado na conta informada, por exemplo, se a conta estiver fechada, o valor ficará disponível para saque por até um ano no Banco do Brasil. O cidadão pode fazer o agendamento para receber em outra conta pelo Portal BB ou ligar para a Central de Relacionamento do banco.
Após um ano, se o valor não for sacado, o contribuinte deve solicitar a restituição pelo Portal e-CAC. No site, é só ir no menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Informações fornecidas pela Agência Brasil