A Receita Federal efetuará nesta segunda-feira (29/12) o pagamento do lote residual referente à malha fina de dezembro do Imposto de Renda. Esse pagamento é destinado a contribuintes que tiveram pendências em anos anteriores, mas que corrigiram essas inconsistências, permitindo a liberação da restituição após avaliação do Fisco.
Mais de 260 mil contribuintes serão beneficiados, com o depósito realizado diretamente na conta bancária informada na declaração ou via Pix, desde que a chave utilizada seja o CPF do titular.
A consulta para saber se o contribuinte foi incluído no lote está disponível desde a semana passada no site da Receita Federal. Para verificar a situação da restituição, o contribuinte deve acessar a seção “Meu Imposto de Renda”.
Quem pode receber
Serão contemplados neste pagamento aqueles que resolveram pendências relacionadas a erros ou omissões na declaração, como divergências de rendimentos, deduções indevidas ou inconsistências entre as informações fornecidas e os dados de empresas e instituições financeiras.
A ordem de prioridade segue o critério legal, com preferência para idosos, pessoas com deficiência, portadores de doenças graves e contribuintes que tenham como principal fonte de renda o magistério.
Se o valor não for creditado devido a problemas na conta informada, a restituição ficará disponível para agendamento por até um ano no Banco do Brasil. Após esse período, o contribuinte deve solicitar a liberação do valor pelo site da Receita Federal, por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte.

