Cerca de 204.824 pessoas que tiveram problemas na declaração do Imposto de Renda e regularizaram suas pendências vão receber R$ 578,97 milhões nesta sexta-feira (27). Esse pagamento inclui valores de anos anteriores e prioriza grupos que têm direito de receber primeiro.
Do total, R$ 337,69 milhões serão destinados a grupos prioritários, como: 127.585 que usaram a declaração pré-preenchida ou escolheram receber via Pix; 39.290 pessoas entre 60 e 79 anos; 17.318 sem prioridade; 10.735 professores; 6.632 acima de 80 anos; e 3.264 pessoas com deficiência física, mental ou doença grave.
Desde o dia 20, é possível consultar a restituição no site da Receita Federal ou pelo aplicativo para celular. Para isso, basta clicar em ‘Meu Imposto de Renda’ e depois em ‘Consultar a Restituição’.
O dinheiro será depositado na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração. Quem não estiver na lista pode acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), verificar a declaração e, se necessário, enviar uma declaração corrigida para receber nos próximos pagamentos.
Se o depósito não for feito, por exemplo, por conta desativada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O cidadão pode pedir o crédito em qualquer conta sua pelo Portal BB ou pela Central de Atendimento do banco: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais regiões) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos).
Após um ano sem resgatar, o valor deve ser solicitado no Portal e-CAC, no menu ‘Declarações e Demonstrativos’, depois em ‘Meu Imposto de Renda’ e ‘Solicitar restituição não resgatada na rede bancária’.

