O sistema digital destinado a operações comerciais, contábeis e fiscais, criado pela reforma tributária, terá uma estrutura 156 vezes maior do que o sistema do Pix. Essa nova plataforma será também 11 vezes maior que o sistema atualmente utilizado pela Receita Federal. As informações vêm da AgênciaGov, órgão do governo federal.
De acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o sistema digital tributário terá capacidade para processar cerca de 70 bilhões de documentos e operações anualmente.
O ministro divulgou esses números durante a abertura do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS).
“Para que vocês tenham uma ideia da escala, o sistema da reforma tributária será 156 vezes maior que todo o sistema do Pix no país. Em termos de volume de informações, com mais de 70 bilhões de documentos processados por ano, a plataforma será 11 vezes maior que o sistema atual da Receita Federal, que gerencia notas fiscais eletrônicas e outros documentos,” explicou Haddad.
Ele ainda informou que foram investidos R$ 1,6 bilhão em tecnologia para a criação da nova plataforma digital da reforma tributária. A estrutura modernizada deve começar a ser implementada no próximo ano e será completamente operante até 2033, em fases progressivas.