A Receita Federal está emitindo um alerta para a população sobre um novo esquema fraudulento envolvendo o Aeroporto de Brasília. O golpe iniciou-se na semana passada e já prejudicou 18 pessoas.
Os criminosos se fazem passar por funcionários do aeroporto para coletar informações pessoais dos clientes. Eles fazem chamadas informando que existe uma caixa no Aeroporto de Brasília com documentos e cartões de crédito no nome da vítima.
Quando a pessoa alega não possuir tal caixa, os golpistas orientam a registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) para evitar problemas futuros. Durante essa ligação, eles transferem a chamada para um suposto delegado, que faz diversas perguntas pessoais.
Se a vítima se recusa a prosseguir com o boletim, os golpistas ameaçam negativar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) da pessoa na Receita Federal.
Como se proteger deste golpe:
- A Receita Federal nunca realiza chamadas telefônicas para os cidadãos.
- Se receber ligações suspeitas, não prossiga com a conversa.
- Não aceite transferências de chamadas feitas por terceiros, principalmente para supostos policiais. Prefira realizar você mesmo a ligação para os órgãos oficiais.
- Desconfie de mensagens que soem estranhas ou suspeitas.
- Jamais forneça seus dados pessoais por telefone.