O prazo para aderir ao Rearp (Regime Especial de Atualização e Regularização Patrimonial) termina no dia 19 de fevereiro. Esse programa permite que pessoas e empresas atualizem o valor dos imóveis e veículos comprados até 31 de dezembro de 2024, pagando um imposto de renda mais baixo: 4% para pessoas físicas e 8% para empresas sobre o aumento do valor do bem. O pagamento da primeira parte do imposto deve ser feito até o dia 27 de fevereiro.
Essa medida adianta o pagamento do imposto sobre o ganho de capital, que normalmente pode chegar a 22,5% para pessoas físicas e 34% para empresas no momento da venda.
Para continuar com o benefício, o dono do imóvel ou veículo precisa manter o bem por pelo menos cinco anos, ou dois anos no caso de bens móveis.
Especialistas dizem que essa adesão vale a pena apenas em situações específicas, como para imóveis antigos que cresceram muito de valor ou para planejamento de herança. Para quem já tem direito à isenção ou planeja vender o imóvel em pouco tempo, pode não ser vantajoso.
Estadão Conteúdo
