25.5 C
Brasília
terça-feira, 16/12/2025

Reaplicação do Enem inicia nesta terça em todo o país

Brasília
nuvens quebradas
25.5 ° C
25.5 °
25.5 °
61 %
4.1kmh
75 %
ter
26 °
qua
25 °
qui
24 °
sex
23 °
sáb
19 °

Em Brasília

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 terá reaplicação nesta terça-feira (16) e quarta-feira (17) para os participantes que enfrentaram problemas logísticos no dia da prova ou que estavam com alguma doença infectocontagiosa indicada no edital. As provas principais do Enem 2024 aconteceram nos dias 9 e 13 de novembro.

Também foi realizado um exame especial nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido ao adiamento das provas regulares para a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) na capital paraense.

Os pedidos de reaplicação foram analisados individualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A aplicação segue o mesmo formato das provas regulares, com os portões abrindo às 12h e fechando às 13h (horário de Brasília). A partir das 13h30, os candidatos começam a responder às questões.

No primeiro dia da reaplicação, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, além de ciências humanas e suas tecnologias. Os participantes poderão concluir o exame até as 19h, com acréscimo de uma hora para aqueles que tiveram o pedido de tempo extra aprovado.

No dia seguinte, serão reaplicadas as provas de ciências da natureza e matemática e suas tecnologias, com término previsto para as 18h30.

Quem pode pedir reaplicação

O edital do Enem informa que participantes que enfrentaram problemas logísticos ou que tiveram alguma doença infectocontagiosa nos dias das provas podem solicitar reaplicação.

A reaplicação também é garantida a quem foi afetado por desastres naturais, como os moradores de Rio Bonito do Iguaçu (PR) atingidos por um tornado em 7 de novembro de 2025, um dos mais fortes registrados no Paraná.

O participante deve fazer apenas as provas do dia que não conseguiu realizar normalmente.

Doenças como tuberculose, coqueluche, difteria, meningites, varíola, varíola dos macacos, influenza A e B, poliomielite, sarampo, rubéola, catapora e covid-19 são algumas das que permitem a solicitação de reaplicação.

Problemas logísticos como desastres naturais que prejudicam a infraestrutura, falta de energia, ou erros na aplicação da prova também são aceitos para reaplicação.

Enem PPL

Nas mesmas datas, dias 16 e 17 de dezembro, o Inep aplicará o Enem PPL, destinado a Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que envolva privação de liberdade. As provas têm o mesmo grau de dificuldade da versão regular e são aplicadas dentro das unidades prisionais e socioeducativas dos estados e do Distrito Federal.

Sobre o Enem

Desde 1998, o Enem avalia o desempenho dos estudantes ao fim da educação básica e é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Instituições públicas e privadas também utilizam a nota do Enem como critério para seleção.

Além disso, resultados individuais podem ser usados em processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep, facilitando o acesso de estudantes brasileiros ao ensino superior em Portugal.

Com informações Agência Brasil

Veja Também