O democrata Zohran Mamdani, de 34 anos, venceu as eleições e será o 111º prefeito de Nova York. Com a vitória no pleito que levou mais de 2 milhões de pessoas às urnas na terça-feira (5/11), Mamdani torna-se o primeiro muçulmano a governar a maior cidade dos Estados Unidos.
Zohran Mamdani nasceu em Kampala, Uganda, filho de mãe indiana e pai ugandês. Mudou-se para Nova York aos sete anos e cresceu no Queens, tornando-se fluente em seis idiomas.
Antes de entrar para a política, atuou como artista de hip-hop e conselheiro habitacional, mas ganhou destaque em 2021, ao ser eleito deputado estadual pelo Partido Democrata.
Diferente de outros democratas tradicionais, Mamdani integra a ala de esquerda do partido e é membro dos Socialistas Democráticos da América.
Carismático e próximo de influenciadores digitais, Mamdani rapidamente chamou atenção, derrotando o ex-governador Andrew Cuomo nas primárias democratas com 56% dos votos.
Desde então, sua candidatura ganhou visibilidade global, sendo comparada, no estilo de campanha, à ascensão de Donald Trump em 2016 — embora com propostas progressistas.
Principais propostas de Mamdani
- Congelamento do valor dos aluguéis;
- Transporte público gratuito;
- Creches universais para todas as crianças;
- Supermercados com preços subsidiados;
- Tributação para os moradores com maior renda;
- Elevação da alíquota do imposto sobre as empresas municipais.
