O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, foi detido nesta sexta-feira (26/12) ao tentar embarcar no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção, Paraguai. Sentenciado a 24 anos e seis meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Vasques teria tentado retirar a tornozeleira eletrônica.
No último dia 16, o STF condenou o ex-diretor da PRF e outros quatro acusados de integrar o núcleo 2 de uma conspiração golpista. Ele teria utilizado seu cargo para beneficiar politicamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022.
Silvinei Vasques tem 50 anos e esteve à frente da PRF entre abril de 2021 e dezembro de 2022, no governo Bolsonaro. Também atuou como superintendente da organização nos estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro, além de coordenador-geral de operações. Entre 2007 e 2008, ocupou os cargos de secretário municipal de Segurança Pública e de Transportes em São José, Santa Catarina.
Nascido em 1975 em Ivaiporã, Paraná, Vasques tem formação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além disso, cursou Direito na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Segurança Pública na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e Administração na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

