Vladimir Alekseyev é o general e vice-diretor da agência de inteligência militar da Rússia, órgão responsável por operações secretas no exterior, incluindo assassinatos, sabotagem e espionagem. Na última sexta-feira (6/2), ele foi vítima de um atentado a tiros na escadaria do prédio onde reside em Moscou e permanece em estado grave.
Segundo informações do The Guardian, Alekseyev é um dos principais oficiais que forneceu informações ao presidente Vladimir Putin antes da invasão da Ucrânia em 2022. Ele é considerado uma figura-chave na supervisão das empresas militares privadas russas.
Além disso, o general tem sido alvo de sanções pelos Estados Unidos devido a seu suposto envolvimento em tentativas de interferência nas eleições presidenciais americanas de 2020.
O atentado ocorreu quando um atirador não identificado efetuou vários disparos contra Alekseyev, que foi rapidamente socorrido e encaminhado ao hospital. A polícia abriu um inquérito para investigar a tentativa de homicídio e o tráfico de armas relacionado ao caso.
