O número de reclamações feitas por consumidores sobre compras pela internet no Brasil continua crescendo. Segundo dados do Procon-SP, durante a Black Friday de 2025, foram registradas 3.064 interações com os consumidores, das quais 2.979 resultaram em reclamações oficiais. Esse total representa quase 40% a mais em relação ao mesmo período do ano passado.
Os principais problemas apontados são pedidos que não foram entregues ou foram entregues atrasados, que correspondem a 31,62% das queixas. Depois, aparecem pedidos cancelados pela empresa, com 15,51%, e casos de produtos com defeito ou diferentes do que foi anunciado, somando 11,75%.
Especialistas comentam que o aumento nas reclamações acompanha o crescimento constante das compras online no país e o aumento das expectativas dos consumidores quanto à qualidade do serviço. Além dos problemas com a entrega e venda, há também insatisfação relacionada à facilidade de uso dos sites e aplicativos.
Um estudo recente da E-Commerce Brasil mostra que 77% dos brasileiros cancelam compras online por não gostarem do site ou aplicativo. Além disso, os consumidores se preocupam com a forma de pagamento e a segurança digital, pontos importantes que influenciam a decisão de comprar e que indicam a necessidade de melhoria dos serviços oferecidos pelo setor.
