O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) registrou, nesta segunda-feira (11), 39 casos de queimadas em áreas de vegetação, totalizando 17,05 hectares atingidos.
Esses dados são de um relatório parcial divulgado pela corporação, que inclui apenas incêndios reais e exclui chamadas para fogo em lixo, entulhos, queimadas controladas e situações semelhantes.
Um dos incêndios ocorreu na SGAN 604/605, próximo à Universidade de Brasília (UnB). O chamado foi às 16h22, mobilizando uma viatura de combate ao fogo. Foram usados abafadores e jato d’água para controlar as chamas, que foram contidas após cerca de uma hora e meia, destruindo aproximadamente 15,3 hectares. Não houve feridos.
O CBMDF destaca orientações para evitar incêndios, como não queimar lixo ou restos de poda, não jogar bitucas de cigarro em locais secos e manter aceiros em propriedades rurais. Em caso de fogo, a recomendação é ligar para o telefone 193 e não tentar apagar o incêndio sem preparo ou equipamento adequado.