Em julho, todos os segmentos do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-10) tiveram quedas significativas, com destaque para o café em grão, ajudando a reduzir a inflação no atacado medida pelo Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10). A Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou que houve uma queda de 2,42% no IPA-10 em julho, maior que a queda de 1,54% registrada em junho.
O IGP-10, que inclui diversos níveis de preços, passou de um recuo de 0,97% em junho para uma queda de 1,65% em julho. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice subiu 3,42%.
Matheus Dias, economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), destacou que o café em grão foi um dos principais responsáveis pela trajetória de redução dos preços.
O IPA-10 apresentou retração de 2,42% em julho, contra a redução de 1,54% em junho.
Analisando os estágios de processamento, o grupo de Bens Finais registrou queda de 0,9% em julho, após uma estabilidade em junho. O grupo de Bens Intermediários teve retração de 1,29%, maior que a redução de 0,87% em junho. Já as Matérias-Primas Brutas tiveram a maior queda, de 4,21% em julho, após redução de 2,98% em junho.
Esses resultados indicam uma desaceleração nos preços de produtos no atacado, influenciada principalmente pela diminuição dos custos do café em grão e das matérias-primas básicas.