19.5 C
Brasília
sexta-feira, 13/02/2026

Queda no preço do petróleo por preocupações políticas e excesso de oferta

Brasília
céu limpo
19.5 ° C
19.5 °
17.8 °
88 %
2.6kmh
0 %
sex
27 °
sáb
26 °
dom
27 °
seg
28 °
ter
23 °

Em Brasília

Os preços do petróleo caíram nesta quinta-feira (12), após declarações do presidente Donald Trump sobre a continuação das negociações com o Irã e preocupações sobre um possível excesso de oferta no mercado em 2026.

O barril de Brent do Mar do Norte para abril caiu 2,71%, chegando a 67,52 dólares, enquanto o West Texas Intermediate dos EUA para março recuou 2,77%, atingindo 62,84 dólares.

Robert Yawger, da Mizuho USA, comentou que o mercado caiu no início do dia após os comentários do presidente dos EUA sobre a situação diplomática com o Irã.

Na quarta-feira, o presidente Donald Trump afirmou que continuará as negociações com o Irã durante um encontro com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

Embora esse anúncio tenha reduzido um pouco os riscos políticos, o mercado permanece influenciado pelas conversas entre os dois países, conforme análise da DNB Carnegie.

Além disso, o relatório mensal da Agência Internacional de Energia (AIE), divulgado nesta quinta-feira, também pressionou os preços do petróleo.

A AIE reduziu em 80.000 barris por dia a previsão de crescimento da demanda global de petróleo para 2026, citando as altas de preços observadas em janeiro.

Agora a agência espera um crescimento de 850.000 barris por dia em 2026, abaixo da previsão anterior de 930.000 barris por dia feita no mês passado.

© Agence France-Presse

Veja Também