22.5 C
Brasília
quarta-feira, 15/10/2025

Queda no preço do petróleo por medo de produção alta e guerra comercial

Brasília
chuva fraca
22.5 ° C
22.5 °
19.8 °
75 %
1.5kmh
0 %
qua
29 °
qui
30 °
sex
34 °
sáb
33 °
dom
26 °

Em Brasília

O preço do petróleo caiu nesta terça-feira (14) por causa da possibilidade de aumento na oferta e das tensões comerciais entre a China e os Estados Unidos.

O barril do petróleo Brent para entrega em dezembro teve redução de 1,47%, sendo cotado a US$ 62,39, enquanto o barril do WTI para novembro caiu 1,33%, para US$ 58,70.

Segundo Andy Lipow, da Lipow Oil Associates, essa queda aconteceu depois do relatório de outubro da Agência Internacional de Energia (AIE), que mostrou uma previsão maior de crescimento na oferta do que em setembro, embora tenha reduzido um pouco as estimativas para 2025 e 2026.

Além disso, as tensões comerciais continuam presentes, o que acrescenta pressão sobre os preços, explicou Andy Lipow.

Na semana passada, após o presidente dos Estados Unidos ameaçar aplicar tarifas de 100% sobre produtos chineses, ele suavizou o discurso, acalmando os mercados inicialmente. No entanto, a China afirmou estar disposta a lutar até o fim se necessário, mas também aberta ao diálogo.

É importante lembrar que os Estados Unidos e a China são os maiores consumidores mundiais de petróleo bruto.

© Agence France-Presse

Veja Também