Os preços do petróleo caíram nesta terça-feira devido ao receio de que haja mais petróleo disponível do que a demanda consegue absorver. Além disso, há uma expectativa de que as sanções impostas pelos Estados Unidos a duas grandes empresas russas do setor comecem a afetar o mercado.
O barril de petróleo Brent, negociado em Londres e com entrega prevista para dezembro, teve uma queda de 1,86%, sendo cotado a 64,40 dólares. Já o barril americano West Texas Intermediate (WTI), com vencimento no mesmo mês, recuou 1,89%, fechando a 60,15 dólares.
Andy Lipow, especialista da Lipow Oil Associates, explicou que o mercado está preocupado com a quantidade total de petróleo disponível, principalmente porque a previsão de crescimento da demanda não é muito animadora.
Ele ressaltou o aumento do volume de petróleo armazenado em navios, o que indica que os produtores estão encontrando dificuldades para vender todo o petróleo produzido.
De acordo com dados da Bloomberg, a quantidade de petróleo guardada em navios no mar já é maior que o que foi registrado durante a pandemia de covid-19.
Enquanto isso, o mercado aguarda uma decisão de oito países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (Opep+) sobre um possível aumento na produção, estimado em cerca de 137 mil barris por dia, que será discutido na reunião programada para domingo.
A revista AFP reportou essa análise.
