O Produto Interno Bruto (PIB) do setor de construção civil no Brasil registrou uma queda de 0,2% no segundo trimestre de 2025 em comparação ao primeiro trimestre, quando já havia diminuído 0,6%. Esses números incluem também as pequenas obras e reformas feitas por famílias, que estão sendo impactadas pelo aumento das taxas de juros, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
De acordo com Renato Correia, presidente da CBIC, apesar do setor continuar gerando empregos e atraindo investimentos, o alto custo do crédito tem prejudicado a produção. Ele ressalta que é fundamental criar condições de financiamento mais acessíveis para fortalecer a economia.
Apesar das recentes quedas trimestrais, o setor teve um crescimento acumulado de 3,6% nos últimos quatro trimestres em comparação ao ano anterior. Além disso, no primeiro semestre de 2025, o setor cresceu 1,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
Segundo dados do Ministério do Trabalho, o setor de construção civil criou 177.341 novos empregos formais nos primeiros sete meses de 2025. O total de trabalhadores registrados ultrapassou a marca de três milhões, algo que não acontecia há mais de dez anos, conforme destaca a CBIC.