Em agosto, o preço das passagens aéreas caiu 2,44%, ajudando as famílias a gastarem menos com transporte. O grupo de Transportes, que tinha alta de 0,35% em julho, apresentou uma queda de 0,27% em agosto. Isso contribuiu para diminuir o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 0,11%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A passagem aérea por si só contribuiu com uma redução de 0,01 ponto percentual no IPCA de agosto. Essa baixa nos preços é típica para o mês, pois após o aumento da demanda nas férias de julho, os preços tendem a cair, explicou Fernando Gonçalves, gerente do IPCA no IBGE.
Além das passagens, os combustíveis também ficaram mais baratos, com redução média de 0,89%. A gasolina caiu 0,94%, sendo o segundo maior fator para a queda do IPCA no mês, com impacto negativo de 0,05 ponto percentual, atrás apenas da energia elétrica, que caiu 0,17 ponto percentual.
Os preços do gás veicular caíram 1,27%, e o etanol ficou 0,82% mais barato, enquanto o óleo diesel teve um pequeno aumento de 0,16%.
Nos transportes urbanos, o preço do ônibus diminuiu 0,14%, mas o serviço de táxi subiu 2,96% em agosto.