22.5 C
Brasília
quarta-feira, 17/12/2025

Queda na atividade industrial em novembro, indica CNI

Brasília
chuva moderada
22.5 ° C
24.8 °
22.5 °
83 %
4.1kmh
75 %
qua
23 °
qui
22 °
sex
23 °
sáb
19 °
dom
24 °

Em Brasília

A produção industrial do Brasil sofreu um declínio significativo em novembro de 2025, de acordo com a Sondagem Industrial divulgada em 16 de dezembro pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O indicador principal da pesquisa, que mede o desenvolvimento da produção no setor, diminuiu 7,1 pontos em comparação a outubro, atingindo 44,4 pontos, valor abaixo de 50, marco que separa crescimento de retração da produção.

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) também diminuiu, caindo 1 ponto percentual para 70%, o menor índice para novembro desde 2019. Essa queda indica que as fábricas estão operando em ritmo mais lento, refletindo uma menor demanda por produtos industriais.

Além da forte redução na produção, outros indicadores apresentaram resultados negativos. O índice que acompanha o número de trabalhadores caiu para 47,6 pontos, indicando perda de empregos no setor entre outubro e novembro.

Houve ainda um aumento no estoque de produtos, acima do previsto pelas empresas, sugerindo que a demanda não acompanha a produção.

As perspectivas para os próximos seis meses tornaram-se mais cautelosas. O índice de expectativa de demanda recuou próximo do limite de 50 pontos, sinalizando uma visão moderada para o crescimento futuro.

Indicadores relacionados à compra de insumos e emprego também tiveram queda.

Apesar do panorama geral desfavorável, o índice de intenção de investimento apresentou leve aumento no final do ano, embora esteja abaixo do registrado em dezembro de 2024. Isso demonstra que, apesar da cautela, as empresas ainda mantêm algum interesse em investir.

A CNI destaca que essa desaceleração mais intensa em novembro pode estar associada a fatores como as altas taxas de juros, que encarecem o crédito e reduzem a atividade econômica, pressionando a demanda por produtos industriais.

Veja Também