20.5 C
Brasília
terça-feira, 30/12/2025

Queda em homicídios, estupros e roubos com morte em São Paulo

Brasília
nuvens quebradas
20.5 ° C
20.5 °
18.7 °
85 %
2.6kmh
75 %
qua
29 °
qui
29 °
sex
26 °
sáb
25 °
dom
20 °

Em Brasília

Em novembro, o estado de São Paulo teve uma redução no número de homicídios intencionais, roubos com morte e estupros comparado ao mesmo mês do ano anterior, conforme dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública.

Os homicídios intencionais caíram de 214 para 186 casos, representando uma queda de 13%. Já os roubos seguidos de morte diminuíram de 16 para 11 registros.

No acumulado do ano, de janeiro a novembro, foram contabilizados 2.194 homicídios intencionais e 120 roubos com morte, o número mais baixo em 25 anos para esse período.

Em relação aos estupros, houve 1.157 registros em novembro, uma diminuição de sete casos em comparação com o ano passado. Entre janeiro e novembro, o total caiu de 13.483 para 13.355 ocorrências, uma redução de 128.

Segundo a delegada Cristiane Braga, coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher, a polícia tem intensificado o combate a esses crimes por meio de equipes especializadas e atendimento humanizado às vítimas.

Durante novembro, 26 casos de feminicídio foram registrados no estado de São Paulo, sendo cinco deles na capital.

Hoje pela manhã, a Polícia Civil realizou a Operação Ano Novo, Vida Nova, que resultou na prisão de 233 pessoas acusadas de violência doméstica e familiar contra mulheres.

A delegada ressalta que retirar de circulação aqueles condenados por crimes contra a honra e vias de fato ajuda a prevenir crimes mais graves.

Queda em roubos e furtos

Em novembro, os roubos no estado caíram aproximadamente 23%, passando de 14.737 para 11.386 ocorrências. Os furtos também diminuíram 5,1%, de 46.304 para 43.911 casos.

*Informações fornecidas pela Agência Brasil

Veja Também