Os preços do petróleo caíram nesta segunda-feira (14), pois os investidores estão cautelosos com o prazo de 50 dias dado pelo presidente Donald Trump para que a Rússia encerre a guerra na Ucrânia.
O valor do barril de petróleo tipo Brent, negociado em Londres para entrega em setembro, diminuiu 1,63%, fechando a 69,21 dólares. Já o barril do tipo West Texas Intermediate (WTI), negociado no mercado americano com vencimento em agosto, caiu 2,15%, ficando a 66,98 dólares.
Andy Lipow, da Lipow Oil Associates, explicou à AFP que o mercado iniciou o dia em alta, esperando que o presidente Trump anunciasse sanções severas contra as vendas de petróleo russo para outros países, mas depois os preços recuaram ao perceber que essas sanções só terão efeito daqui a 50 dias.
Trump afirmou na Casa Branca que, se não houver acordo em 50 dias, serão aplicadas tarifas secundárias de 100%.
Mais tarde, o secretário de Comércio, Howard Lutnick, esclareceu aos jornalistas que, em vez de tarifas, serão impostas sanções.
Lipow comentou que o mercado esperava alguma ação no curto prazo.
A Rússia é um dos três maiores produtores mundiais de petróleo e o segundo maior exportador, atrás apenas da Arábia Saudita, o que torna os preços sensíveis às suas exportações.
Lipow também destacou que o mercado do petróleo está tenso, com receio de que um aumento na oferta coincida com uma diminuição da demanda.
Segundo o analista, a política comercial protecionista dos Estados Unidos é vista como um empecilho para o crescimento da demanda, enquanto a produção extra dos países da Opep+ continua pressionando os preços para baixo.
© Agence France-Presse